Por Waldyr Costa
Imagens de divulgação
![]() |
Yamaha mantém tradição em apresentar protótipos no Salão de Tóquio. |
Como não poderia deixar de ser, a Yamaha apresentará seus protótipos e conceitos no Salão de Tóquio, é o que ela chama de veículos referenciais ou experimentais. O Salão ocorrerá entre os dias 29 (imprensa) e 30 (público) deste mês (outubro) até o dia 8 de novembro. O tema da Yamaha para este ano será “Yamaha Motor Product Orchestra”, traduzindo: Orquestra de Produtos Motorizados da Yamaha.
![]() |
Os dois modelos PES e PED elétricos estão na segunda geração, já haviam participado do Salão anterior. |
Vinte modelos serão exibidos em seu estande, dos quais, seis deles, serão apresentados pela primeira vez no mundo e um pela a primeira vez no Japão. Entre as novidades estão:
• bicicletas elétricas
• scooters
• motocicletas
• veículos inclináveis sobre rodas (são triciclos ou quadriciclos com a mesma dinâmica ciclística de um veículo de duas rodas)
• veículos recreacionais offroad (normalmente são os quads esportivos que já conhecemos)
• automóvel (isso mesmo, a Yamaha vai exibir um carro esportivo!)
A empreasa também exibirá o que ela chamou de “motociclista humanóide robótico autônomo” (autonomous motorcycle-riding humanoid robot) que combina as engenharias robótica e motociclística. O estande irá oferecer a experiência única de “um mundo com mobilidade individual crescente” da Yamaha, que é especializada em pequenos veículos de mobilidade pessoal (leia-se: qualquer coisa que tenha motor e seja menor que um carro).
OS DESTAQUES
![]() |
LMW, inclina como uma moto, mas não tem só duas rodas. |
LMW
Esta é a abreviação de Leaning Multi-Wheel, ou, para nós brasileiros, veículos inclináveis sobre rodas, que explicamos a pouco. Um veículo será apresentado como protótipo neste conceito, que foi criado para dar uma nova dimensão de “Kando” - palavra japonesa que significa: ter sensações simultâneas de profunda satisfação e intensa emoção por ter encontrado algo de valor excepcional.
![]() |
O protótipo 4Wheeler pode ser o maior destaque da Yamaha no Tokyo Motor Show, que é basicamente um salão de carros. |
4Wheeler
Este é o que a Yamaha ter em mente como carro. Outro conceito que usa as motocicletas como inspiração e expressa o “Estilo Único da Yamaha”, palavra dela própria marca.
![]() |
Resonator125, uma pequena notável que eleva o estilo scrambler a outro patamar. |
Resonator125 (veículo referencial/experimental)
O Resonator125 (o nome é assim mesmo, com o 125 “pegado”) é um modelo conceitual que propõe um estilo de vida com uma moto autenticamente jovem para aqueles que ainda não conhecem os prazeres do mundo motociclístico. Com um quadro bem leve, estreito e compacto, o protótipo conta também com painel de instrumentos construído com um dispositivo inovador, este modelo mistura elementos de um futuro próximo com o nostálgico (vintage/retrô) numa nova fusão de eras do motociclismo.
![]() |
Com cabamento premium/hi-end, a Resonator125 tem um quê de obra de arte steampunk no design. |
Ainda destacam-se os painéis de madeira no tanque de combustível, banco em legítimo couro de boi de alta qualidade, com acabamentos emadeirados como os usados nas guitarras e gravuras em relevo no silenciador do escape, tampa do tanque, e outras mais, usando a mesma técnica intrincada que se usa nos instrumentos de sopro de bronze e outros metais. O resultado é uma moto que procura inspirar os jovens “com conceito de qualidade que só a Yamaha pode oferecer” (isto porque a Yamaha é o único fabricante de motos que também produz instrumentos musicais de alta qualidade).
![]() |
Detalhe do motor e conjunto de transmissão final da refinada Resonator125. |
O motor da Resonator125 é um 4 tempos, monociclíndrico, refrigerado a ar e alimentado por injeção eletrônica.
PES2 e PED2 (veículos referenciais/experimentais)
Estes veículos, como o nome diz, estão no segundo estágio de desenvolvimento. Foram apresentados no último Salão de Tóquio em sua primeira versão, e agora será exibida a segunda versão destes dois protótipos.
![]() |
PES2, versão de rua do protótipo, com dois motores, um pra cada roda: tração integral. |
A Yamaha traz nestas motos a propulsão elétrica, mas a intenção é fazê-las dar uma sensação natural de pilotagem, mesmo para os motociclistas atuais. Estes EVs (veículos elétricos) buscam empolgar o piloto, mesmo que seja alguém experiente. Os nomes PES e PED fazem referência à sua aplicação: PES (Passion Electric Street) é o modelo de rua e o PED (Passion Electric Dirt) é a versão trail. Ambos compartilham uma nova unidade propulsora (motor elétrico) chamada de YSPM - Yamaha Smart Power Module (é algo como “motor inteligente da Yamaha”, ou, numa tradução mais literal, Módulo Inteligente de Força da Yamaha), que utiliza a carcaça/bloco do motor como parte da estrutura, fazendo um monobloco com o quadro.
![]() |
PED2, versão trail do protótipo elétrico com desempenho equivalente a uma 125cc. |
O modelo PES2, voltado para uso em ruas e estradas, ainda conta com um motor elétrico adicional no cubo da roda dianteira para tornar esta versão com tração integral (nas duas rodas - 2WD), que é projetado para expandir a performance da moto para além das fronteiras de desempenho conhecidas até hoje. Ao contrário, a versão “off”, PED2, é a companheira ideal para explorar os caminhos de terra, as trilhas e montanhas silenciosamente, “ecologicamente”, com o desempenho limpo de um motor elétrico para aumentar a sensação de envolvimento com a natureza e o meio ambiente.
Ambos modelos são equiparados em performance aos veículos até 125cc - lá eles chamam de veículos Classe II, que vão de 50cc até 125cc, são scooters, cubs, mopeds e motos. O motor para a tração traseira é o mesmo nas duas: elétrico, por corrente contínua, do tipo “sem escovas” e alimentado por bateria de íons de lítio, destacáveis. Seguem abaixo as dimensões:
PES2
Comprimento: 1.920mm
Largura: 680mm
Altura: 1.060mm
Massa/peso: menor que 130kg
PES2
Comprimento: 2.045mm
Largura: 775mm
Altura: 1.205mm
Massa/peso: menor que 100kg
![]() |
Uma MTB para encarar longas jornadas. |
YPJ-MTB Concept (veículo referencial/experimental)
Trata-se de uma bicicleta elétrica, ou, melhor dizendo, uma bicicleta para trilha assistida por um motor elétrico. É uma bike tipo MTB (mountain bike / off-road), de alta performance, projetada para adultos querem se divertir, independente do tipo de terreno que encontrem no caminho. O uso de um motor auxiliar ajuda nas horas mais difíceis, ou seja, nas partidas, no aumento da velocidade e nas subidas, mas com um design que minimiza a percepção da existência de motorização. Para aumentar a segurança do ciclista nas longas distâncias o modelo é equipado com uma unidade de bateria 400 Watts/hora e um painel multifuncional. Este projeto YPJ é a versão da Yamaha em “oferecer novos cenários e valor ao ciclismo, e este conceito de mountain bike redefine o posicionamento e as funções da assistência por motor elétrico nas bicicletas, de um veículo que oferece pilotagem fácil para um veículo que abre um novo mundo de recreação no ciclismo. O motor que equipa a YPJ-MTB é um motor acionado por corrente contínua de 250 Watts alimentado por bateria de íons de lítio com capacidade para fornecer até 400Wh. Não foi informado o peso/massa da bike.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATENÇÃO: seu comentário passará pelo moderador antes de ser publicado, então não será publicado imediatamente. Procure escrever em bom Português e não utilize linguagem ofensiva. Se comentar como anônimo, informe seu nome. Comentários desrespeitosos, ofensivos e com linguagem imprópria serão excluídos.