Imagens divulgação.
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Num 2013 de renovação, lançamentos e novos conceitos, a Europa está preparada para um bom ano em 2014. |
Faz tempo que tivemos um ano tão gordo de lançamentos, novidades, remodelações e renascimentos. 2013 foi realmente um ano de recuperação do mercado. Na Europa e na América do Norte os países estão regulamentando, ou melhor, legalizando a liberdade de circular nos corredores entre os carros, o que eles chamam de split lane, em inglês. Os Estados Unidos tiveram finalmente um salão exclusivo para motos - impressionante nunca terem tido um antes, não? A Europa abriu a legislação aos motoristas de carros, que não precisam mais de licença específica para pilotar motos ou scooters até 125cc. Sendo assim, que tem carteira B, esta passa a valer também como carteira A (125cc) somente para motos de baixa cilindrada - deveriam fazer o mesmo no Brasil. Isso melhorou muito a acessibilidade e o mercado de motos pequenas. A adesão foi bastante significativa. As motos elétricas finalmente chegaram ao patamar de desempenho daquelas com motor à combustão, embora ainda percam muito em autonomia e no tempo de recarga. Espera-se que em 5 anos isso esteja definitivamente resolvido. As soluções políticas e os incentivos, tanto financeiros como de engenharia de trânsito, favorecem à adoção de transporte individual, seja ele moto, bicicleta ou qualquer outro meio mais eficiente do que ficar preso numa sala de visita sobre quatro rodas, no meio do trânsito, em pausa por tempo indeterminado. Pena que aqui no Brasil fica aparecendo um palhaço depois do outro na política, com as soluções mais imbecis e irracionais que se possa imaginar. As açoes são insuficientes e ineficientes, quando não, absurdas. Salvo raras excessões. Mas depende de nós para melhor isso. Mas antes vamos ver o que tem lá fora e o que só ficaremos na torcida para termos aqui.
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Moto conceitual automodulável da Kawasaki foi um dos destaque na sua apresentação no EICMA 2013. |
Vamos começar pelas quatro grandes japonesas, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha. A Honda fez muitos lançamentos esse ano e o seu portifólio fora do Brasil está sendo completamente renovado. A Kawasaki teve menos novidades, mas apresentou o projeto de um motor sobrealimentado com turbina, porém manteve em segredo qualquer dado técnico ou aplicação do seu protótipo. A Suzuki teve somente a V-Strom 1000 como novidade, pois os demais lançamentos da marca no Brasil já estão completando pelo menos um ano na Europa e muita coisa foi apenas protótipo, como a moto 600cc com motor turbo. A Yamaha também teve as suas novidades, com destaque para as novas MT.
HONDA
Vamos conhecer a linha da Honda na Europa. Nem todos os modelos são lançamentos, mas é interessante conhecer o que não temos aqui para saber em qual patamar está nosso mercado e entender um pouco da visão da Honda sobre ele. Além de abrir algumas dúvidas e "por que não" a respeito de alguns modelos.
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A pequena urbana MSX 125 Grom. Já escevemos sobre ela aqui. |
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Na Europa a 125 da Honda é bem mais bonita que a brasileira e se chama CBF 125. Eles deviam ter adotado esse design aqui. Ficaria melhor que o atual. |
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Lá também tem a versão esportiva CBR125R, que nem é cogitada para ser lançada no Brasil. Hora de rever os conceitos. |
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A Varadero 125 utiliza motor V2 e é umas das pequenas mais modernas da Honda européia. Por que nós não? |
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Utiliza um moderno motor de melhor desempenho que o brasileiro e a moto é também muito superior à nossa. Would you like to come to Brazil? |
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Com a mesma motorização e quadro, há a belíssima versão motard, denominada CRF 250 M. |
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A CB500X guarda grande semelhança com a NC750X e já está garantida para o Brasil. Mesmo motor e quadro da CB500F, com tanque maior e suspensões modificadas. |
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A nova CBR600RR também está acaminho do Brasil. As remodelações ficaram basicamente na estética. Pouca coisa mecânica foi melhorada nesta já excelente 600 superesportiva. |
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CTX700, a mesma motorização da NC700X neste novo conceito de custom moderna. |
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Uma variação do mesmo modelo sem a carenagem é a CTX700N, uma custom naked com a mesma frente da NC750S. |
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O mega scooter Integra compartilha o mesmo quadro, motor e suspensão das NC. Esta versão também ganhou a atualização de motor e passou a ser 750cc, com pequenas alterações mecânicas e estéticas. |
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A Honda deu uma melhorada na CBR1000RR Fireblade. Ela foi apresentada no EICMA 2013 e deverá estar brevemente no Brasil. |
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A CB1300S é a versão carenada da CB1300 Four que já esteve em nosso mercado. Ela continua firme e forte para 2014, tendo inclusive algumas melhorias em relação ao modelo 2013. |
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CTX1300. Um novo estilo baseado na ST1300 Pan European, utiliza um motor boxer de 4 cilindros e foi feito na mira do mercado norteamericano. |
Os lançamentos internacionais, como todos viram, superam e muitos os nacionais. Apesar de nosso mercado estar bem amadurecido, o que falta para chegar no patamar do europeu é muito mais que o caminho que evoluímos nos últimos 30 anos. Culturalmente, socialmente e civilmente ainda estamos demasiadamente defasados. Há uma longa jornada até nos tornarmos civilizados, respeitarmos os outros assim como queremos ser respeitados (parodiando o livro sagrado dos cristãos) e então estarmos num nível aceitável. Ainda somos um imenso território de terceiro mundo, aos olhos dos países desenvolvidos. Para eles não somos muito diferentes dos países africanos e asiáticos, como a Índia, por exemplo. Nem tanto, porém nem tão pouco. Ainda somos uma bagunça, aceitamos as incoerências políticas e sociais sem tomar atitude. Ir nas redes sociais, como o Facebook, e ter uma crise histérica não resolve nada. Precisamos de atitudes físicas e comportamentais. Fazer movimentos, cobrar dos políticos, fazer pressão ativa, seja ela por e-mail, ação judicial ou protestos pacíficos, mas com objetivos bem definidos. Precisamos lutar para conquistar. É assim que se ganham as guerras. Muitas batalhas ganhas e perdidas para conseguir conquistar e valorizar a conquista, preservando seus valores e cuidando para não perdê-la.
Nas próximas postagens veremos mais modelos das outras japonesas.
Clique abaixo para ler.
Parte 2 - Kawasaki.
Parte 3 - Suzuki.
Parte 4 - Yamaha.
Clique abaixo para ler.
Parte 2 - Kawasaki.
Parte 3 - Suzuki.
Parte 4 - Yamaha.
Para quando o novo modelo pan European, já que o ultimo data de 2002 embora com algumas alterações?
ResponderExcluirSimpatizante da Honda e claro da pan European.
Então para quando o então e tanto esperado novo modelo da pan european, que estava previsto sair na ultima feira de Milão 2014.
ResponderExcluirSerá uma realidade ou não passa de uma miragem.....
Simpatizante da Honda e obviamente da pan european isto é até ver, caso contrário terei que optar por outra marca mas no mesmo estilo.
Olá motociclista,
ExcluirA Honda não costuma atualizar os modelos de turismo com a mesma frequência que faz com os modelos superesportivos. Mas está progressivamente atualizando toda a linha com o estilo de desenho que tem adotado nos lançamentos recentes. Não há informações seguras de que a Pan European será atualizada para 2016. Para 2015 permanece o mesmo design que está na imagem acima.
O brasil é um pais hiper continental que teria mercado para todas as motos grand touring, o problema é algumas estradas que são pessimas e os assaltos constantes a estradeiros, mas que o brasil tem publico pra essas motos pode apostar que sim...
ResponderExcluirÉ isso mesmo Paulo. Obrigado por ter dado a sua opinião.
ExcluirSimpatizante da Honda e como possuo uma Pan-european, sinto-me um pouco desiludido pois entendo que já está na altura de criarem um novo modelo, ou acabarei por ter de optar por outra marca do mesmo estilo conforme dito anteriormente.
ResponderExcluirJá são 13 anos da mesma sopa!!!